Qual a baixa histórica de Bitcoin (BTC)?
Após amargar queda de quase 65% no chamado "inverno cripto" no ano passado, o bitcoin voltou a subir e liderou os rendimentos de aplicações em 2023. Neste ano, a criptomoeda acumulou alta de 134,70%, superando com folga o desempenho de índices locais, como aponta levantamento de Einar Rivero, diretor da Elos Ayta Consultoria. Preço bitcoin ao longo dos anos Mas não deveria – afinal, o ativo já registra valorização de 77% no ano, superando a do Bitcoin, e pode disparar ainda mais em 2024, segundo especialistas.
Preço bitcoin ao longo dos anos
O processo de “halving” no Bitcoin afeta o número de tokens de Bitcoin encontrados em um bloco recentemente criado. No ano de 2008, cada bloco de Bitcoin recém-minerado continha 50 BTC. No documento técnico do Bitcoin, Satoshi desenvolveu uma fórmula através da qual o número de tokens de Bitcoin presentes em um bloco minerado, reduz à metade a cada quatro anos. Desde 2008, observamos três casos de halving (28 de novembro de 2012; 9 de julho de 2016 e 11 de maio de 2020). Atualmente, um bloco contém apenas 6,25 BTC. Quando o próximo halving acontecer, cada bloco terá somente 3,125 BTC. “O caso da Argentina prova a tese do Bitcoin”, diz CEO da Foxbit O bitcoin permite que todos os usuários façam transações sem nenhum tipo de intermédio, e as operações são verificadas por diversos usuários. Esse sistema é chamado de blockchain e, basicamente, transmite os dados de forma descentralizada e transparente. Assim, não é preciso confiar em um terceiro para que os dados sejam checados, diminuindo as chances de fraude.
A primeira transação com bitcoin teria pago R$ 168 milhões por duas pizzas (na cotação atual)
Hodl (hold) é o processo de adquirir Bitcoin a um preço baixo, e segurar ela por longos períodos, até ela valorizar-se e assim lucrar com a valorização. O que está por trás de recorde histórico do preço do bitcoin O otimismo se baseia porque, com um cenário econômico mais favorável, o bitcoin deve renovar as suas máximas históricas. Alguns analistas já possuem os seus palpites para os próximos meses. Rodrigo Cohen, analista CNPI e co-fundador da Escola de Investimentos, por exemplo, acredita que a moeda digital pode chegar a US$ 100 mil em dezembro deste ano. No entanto, ele alerta que o movimento de alta não será linear. “A última vez que o bitcoin rompeu a máxima caiu bastante. Algumas semanas subiu, tentou romper de novo e caiu novamente”, afirma o especialista.
Preço bitcoin ao longo dos anos
A Inteligência Financeira (IF) é uma plataforma de notícias e análises de economia, finanças e investimentos de propriedade do Itaú Unibanco S.A. (CNPJ/MF nº 60.701.190/0001-04). Os jornalistas da IF são independentes e os conteúdos da plataforma são produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da redação e do conselho editorial próprio da IF. Os conteúdos veiculados na IF não são, sob qualquer aspecto, direcionados e/ou influenciados por relatórios de análise produzidos por áreas técnicas do Itaú Unibanco, nem por decisões comerciais e de negócio do banco. Quarto trimestre No entanto, segundo informações do The Block, as expectativas do mercado são de melhora. O preço do Bitcoin pode ultrapassar o seu máximo histórico até o final de junho, conforme as projeções do chefe de mercados da YouHodler, Ruslan Lienkha.